Como as coisas (em princípio) duram mais do que nós, sabem mais do
que nós sabemos delas; são portadoras das experiências que tiveram
connosco e são — efectivamente — o livro da nossa história aberto diante de nós.
W. G. Sebald, O Caminhante Solitário
Vinte de Abril de 1980, quatro anos após o meu nascimento obstétrico, numa tarde de terça-feira de muita chuva.
Os
preparativos para a festa duraram semanas. A minha mãe fez-me o
vestido, pela mão dela, azul, com laços iguais para o cabelo. Fizemos
juntas a lista dos convidados e eu fiz pessoalmente o convite na escola.
Escolhemos o bolo, com fios de ovos. Na véspera não dormi e no dia
estava mais nervosa do que uma noiva. A expectativa de que não
aparecesse ninguém devorava-me.
Veio a família, os amigos da
escola, alguns vizinhos com quem costumava brincar e todos me traziam
presentes. Eu ia recebê-los à porta, agradecia a presença e os
presentes, sorria. Nada podia falhar. Eu pensava: «Estas pessoas estão
todas aqui por minha causa. Porquê?» Não conseguia perceber porque é que
alguém, para além dos meus pais e da minha irmã, poderia querer
celebrar o meu nascimento. As pessoas não tinham sempre o que fazer?
Porque é que isso lhes interessava? E essa celebração, seria genuína ou
apenas mais um artifício entre os outros que estava habituada a ver?
Tinha sido obrigada a convidar alguns amigos que não queria convidar e
receber tantos presentes parecia-me exagerado. Era a ferros que eu me
esforçava por aceitar e entrar num modelo que não reconhecia, de que não
gostava: não era nada daquilo que eu queria fazer. Mas o que queria eu
fazer para festejar? E porque tinha de festejar?
À medida que os
convidados começavam a chegar, o silêncio extinguia-se. Toda a quietude
ficava abruptamente refém do movimento imprevisto e constante das
pessoas cuja intimidade, à excepção de alguns membros da minha família,
eu não partilhava. Então, eu começava a emudecer.
A princípio,
tentava disfarçar rapidamente a ausência da fala com sorrisos e depois
com as fórmulas aprendidas «Obrigada», «Que lindo», «Sim». Mas pensava
que era transparente, e que todos podiam ver a minha incapacidade. Por
isso a decadência da linguagem transformava-se rapidamente numa espiral
onde eu era levada, como água a sair por um ralo de banheira.
Neste
dia, a certa altura, parei no corredor, mais escuro que as outras
divisões da casa, para poder responder às solicitações interiores que me
agitavam. Não sabia de onde vinham, era apenas um chamamento intenso,
insistente, de uma intensidade crescente. Senti-me confusa mas parar a
meio do corredor foi como aceitar o convite que constantemente me era
lançado para outra dimensão. E essa escolha era uma afirmação: «Eu estou
aqui e este tempo, ínfimo que seja, é meu. É isto que eu quero fazer
para festejar.» Nessa dimensão, justamente, o tempo não era cronológico.
Difusa, a consciência que tinha de mim própria transformou-se numa
imagem de muitos Eus, cuja grande maioria eu reconhecia e desconhecia ao
mesmo tempo. Como uma prótese, o meu olhar vagueava entre eles. Todos
me falavam. Todos habitavam espaços onde me esperavam. Alguns traziam
avisos de perigo. Diziam «Lembra-te» e mostravam-me cores, objectos,
indicadores dos caminhos que deveria acautelar ou evitar. Outros,
lugares preenchidos pela felicidade. Podia distinguir um som ao longe,
porventura uma música que, como um instrumento, eu poderia, se quisesse,
aprender a tocar mas que estava ainda por inventar. O meu coração batia
tão forte e tão rápido que pensei estar doente. Pensei também que se
falasse, haveria de ter uma voz grave, quase tanto como a de um homem,
mas não ousei emitir qualquer som. Sabia que era um monstro, não queria
assustar ninguém. Atrás de mim estava o quarto onde as crianças
brincavam, à minha frente a cozinha, onde estavam a mesa de doces e o
bolo de aniversário, ainda intacto, à minha direita as escadas em
mármore, sem barreira, que numa curva nos levavam ao rés-do-chão e que
me contavam eu ter descido uma noite sonâmbula sem cair. A luz mais
forte vinha do quarto, onde havia uma varanda voltada para a face da
casa. A luz da cozinha passava através da porta para o quintal onde
depois dos muros altos havia céu. E a luz das escadas no fim do corredor
era amarelada, ténue, cruzada por sombras ágeis, como que a confirmar a
minha rêverie ou a minha enfermidade. Sei que me custou
regressar. Quis correr para a cozinha, furtar-me a ferros àquele rapto
oferecido, mas alguém falou comigo antes de me decidir a dar o primeiro
passo. Não me esforcei para responder, apesar de ter tido plena noção
que a seriedade que o meu rosto revelava, o transformava por completo
num sentido enigmático. Voltei costas e avancei, o medo começava também a
regressar. Mas assim que cheguei à cozinha vi o bolo, símbolo do
momento em que eu tinha nascido, o símbolo que tinha trazido todas
aquelas pessoas a nossa casa, e tive de sair novamente. No quarto as
crianças importunavam-me mas pelo menos a minha irmã estava lá.
Na
altura de apagar as velas, todos se reuniam à minha volta. A minha irmã
ficava ao meu lado, seria a segunda a apagar as velas e a ouvir cantar
os parabéns, antes de cortar o bolo (era uma casa muito democrática, até
nos dias de nascimento). Mas enquanto as pessoas cantavam, a olhar para
mim, batendo palmas e sorrindo, eu começava a chorar. Isto acontecia
todos os anos, no dia do meu aniversário, enquanto me cantavam os
parabéns. Quando neste dia vinte de Abril de 1980 me perguntaram porque é
que eu chorava, respondi: «Porque assim eu vejo que vocês gostam de
mim.»
Depois fiquei muito melancólica. Perguntaram-me se eu
queria brincar, respondi que não. Fui para cima da cama, com alguns
presentes, e fiquei debruçada sobre o vazio que a alegria me tinha
deixado. E sobre a colcha das flores.
Obrigada ao Bruno Béu pela ajuda que me deu a explicar o que lembro.
21 de janeiro de 2014
10 de janeiro de 2014
Alors, je peux déjà raccrocher quelque chose de la schizophrénie. Je
peux dire : Bien oui, essayons de voir en quoi précisément le
schizophrène éprouve l’impression lui-même de voyager, avec tout ce que
ça implique.
Chacun, chaque fois qu’on considère ou chaque fois qu’on s’occupe de
quelque chose, on privilégie certains aspects.
Moi, forcément, quand on rencontrait la schizophrénie, nous, qu’est-ce
qu’on était amené à privilégier (?) les mille déclarations finalement des
schizophrènes, où leur problème, "ça n’est pas celui de la personne",
leur problème "ce n’est pas celui d’une structure".
Leur problème, c’est celui d’un problème, mais... qu’est-ce qui
m’emporte, et ça m’emporte aussi ? Qu’est-ce qui m’emporte et ça
m’emporte où ça ? - ben oui c’est... Bien.
Or à cet égard, moi ce qui me fascine, c’est la manière dont les
schizophrènes, ils ont affaire à quoi (?) vous comprenez, ils passent leur
temps.
C’est ça qui faisait une de nos réactions contre les éternelles coordonnées de famille de la psychanalyse. C’est que moi je n’ai jamais vu un schizophrène qui ait vraiment des problèmes familiaux, c’est même tout à fait autre chose. Enfin c’est trop facile ce que je dis parce qu’on peut toujours dire : Il y a des problèmes familiaux, mais en tout cas, au moins qu’on m’accorde qu’il ne les énonce pas et ne les vit pas comme des problème familiaux. Comment il les vit ?
C’est ça qui faisait une de nos réactions contre les éternelles coordonnées de famille de la psychanalyse. C’est que moi je n’ai jamais vu un schizophrène qui ait vraiment des problèmes familiaux, c’est même tout à fait autre chose. Enfin c’est trop facile ce que je dis parce qu’on peut toujours dire : Il y a des problèmes familiaux, mais en tout cas, au moins qu’on m’accorde qu’il ne les énonce pas et ne les vit pas comme des problème familiaux. Comment il les vit ?
Une des choses fortes il me semble, vraiment là, c’est
presque ce qui maintenant me plaît le plus quand je repense à
"L’anti-Œdipe", une des choses fortes de "L’anti-Œdipe", à mon avis et
ça, ça devrait pouvoir rester, c’est l’idée que le délire est
immédiatement investissement d’un champ social historique.
Je dis ça devrait pouvoir rester parce que c’est le type d’une idée
simple, c’est pas compliqué de dire : ben vous savez hein, qu’est-ce que
vous délirez finalement, vous délirez l’histoire et la société, c’est
pas votre famille ! Votre famille, je repense toujours au mot si
satisfaisant de Charlus, dans la "Recherche du temps perdu", quand
Charlus arrive, pince l’oreille du narrateur et lui dit : "hein ta
petite grand-mère tu t’en fous, tu t’en fous canaille ?".
D’une certaine manière on en est tous là.
Ça ne veut pas dire qu’on ne les aime pas nos grand-mères, nos pères,
nos mères, bien sûr on les aime. Mais la question c’est de savoir sous
quelle forme et en tant que quoi.
9 de janeiro de 2014
Ontem li o seguinte, escrito a 19 de Julho de 2007:
"Durante a noite tive um sonho indicador.
Sonhei que estava num piquenique, já tinha composto o meu prato e
estava a dirigir-me para uma mesa de madeira no parque e a conversar com
as pessoas muito animada e satisfeita. Nisto, encontro a minha irmã que
me começa a por mais comida no prato. Poe imensas coisas, coisas de que
eu até gostava mas não me apetecia, coisas que eu não gostava de todo também,
até que o prato ficou muito cheio, a abarrotar.
Não quis dizer nada por medo de a
magoar ou ofender. Quando ela acabou, toda contente por me ter enchido o
prato, fui-me sentar na mesa de madeira a olhar para aquela pilha de
comida com asco.
Acordei aflita e imediatamente surgiu esta frase na minha cabeça: «Não ponhas no teu prato mais do que és capaz de comer.»".
Podia ter sido ontem à noite.
Podia ter sido ontem à noite.
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